top of page
Buscar

O MICRO-ONDAS E A NOSSA SAÚDE

  • Foto do escritor: Thiag A C Borella
    Thiag A C Borella
  • 5 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

O micro-ondas, mais conhecido forno de micro-ondas é um aparelho que emite radiação para aquecer os alimentos. De que forma isso acontece? Como funciona o micro-ondas? A radiação emitida por este aparelho pode nos prejudicar de alguma forma, ou seja, pode fazer mal a nossa saúde?

Fonte : Metro

Para entendermos com funciona o forno de micro-ondas, primeiramente é necessário entender o que são as micro-ondas e como estas se comportam no nosso corpo.

Particula radioativa separando o elétron de um átomo - Fonte: Fisica.net

A radiação emitida, para que possa causar alguma mutação em nosso organismo, como por exemplo um câncer, é necessário modificar a estrutura do átomo (menores unidades que compõem um organismo). Além do mais, para que essa modificação ocorra é necessário que o nosso organismo seja exposto a uma grande quantidade de energia, que é medida em frequência de onda ou Hertz. Para que uma radiação possa provocar esta mudança precisa ter em torno de 3.000.000 Giga-hertz ou mais, as chamadas radiações ionizantes.


Já as radiações não-ionizantes, com frequência menor que 3.000.000 Giga-hertz ao atingir uma molécula (conjunto de átomos) pode causar um aumento de energia e até mesmo a quebra dessas moléculas, porém, estas não possuem energia o suficiente para alterar os átomos que a compõem.

1 Gigahertz = 10 elevado a 9 hertz - Fonte : Howstuffworks

As micro-ondas são radiações não-ionizantes que variam entre 0,3 e 300 GHz de frequência, muito abaixo das radiações ionizantes e, portanto, não há a possibilidade de causar alguma mutação.


Voltemos, então, como funciona o forno de micro-ondas.


No forno de micro-ondas existe um aparelho chamado magnetron (parece nome de transformer), que cria correntes eletromagnéticas na frequência de micro-ondas em torno de 2,45 Giga-hertz (bem abaixo das radiações ionizantes), as quais são canalizadas por meio de uma antena para um “ventilador”, que dispersa estas ondas para o interior do forno onde fica o alimento. As paredes do micro-ondas são feitas de material metálico, refletindo estas ondas e potencializando o seu efeito.

Molécula de água - Fonte: Biopharma

Esta radiação, ao entrar em contato com as moléculas de água (H2O), que são polares (regiões com carga positiva e negativa), faz com que se alinhem a esta corrente. Como o aparelho de micro-ondas cria uma oscilação desta corrente, este faz com que as moléculas de água fiquem girando continuamente para se alinhar a cada oscilação. Este processo cria uma reação em cadeia onde uma molécula ao se chocar com outra gere calor.


Para que serve o prato giratório e por que as vezes o alimento esquenta de forma desigual?


As micro-ondas têm comprimento de 12,2 cm, onde existem regiões com grande intensidade, principalmente no pico (ponto mais alto) e vale (ponto mais baixo) das ondas e regiões com baixa intensidade (pontos vermelhos na imagem abaixo), gerando calor de forma desigual. Para resolver esta questão foi colocado um prato giratório, onde permite que boa parte do alimento seja aquecida por igual.

Exemplo de micro-onda Fonte : engineerguy.com

Como podemos ver é necessário que o forno de micro-ondas esteja bem isolado para conseguir aquecer os alimentos e, se acaso houver algum vazamento de radiação deste, a quantidade emitida é tão pequena que nem chega a aumentar a nossa temperatura, tampouco causar alguma mutação, devido a frequência das ondas emitidas estarem bem abaixo do limite para que isso ocorra.



Artigo revisado pela Professora Bióloga Carla Pinotti de Assumpção.



Referências de leitura:







 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Instagram

©2020 por Ciência Simplificada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page