top of page
Buscar

USO DE TARTARUGA NO TRATAMENTO DE BRONQUITE

  • Foto do escritor: Thiag A C Borella
    Thiag A C Borella
  • 8 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Existe uma crença popular, de que a tartaruga Tigre D'água comercializada no Brasil como animal de estimação, ajudaria no tratamento de doenças associadas à problemas respiratórios, como asma ou bronquite. Reza a simpatia que colocar uma tartaruga Tigre D’água, embaixo da cama do doente, ajudaria no alívio dos sintomas, pois a tartaruga puxaria a doença para si.

Fonte: Reino das Tartarugas

Será que realmente as tartarugas Tigre D'água podem ajudar no tratamento de doenças respiratórias? Existe alguma explicação lógica?


Atualmente não existe nenhuma evidência científica que comprove está capacidade da Tigre D’água de puxar a doença para si. Tal efeito pode estar associado, de certa forma, a partir de algumas características destas tartarugas, as quais, indiretamente, podem ser benéficas para pessoas com asma ou bronquite.

Fonte: Ecycle

Alguns estudos indicam que, doenças respiratórias têm, além de outras causas, o aumento de sua incidência quando a umidade do ar se torna mais baixa, e qualquer artifício que promova o aumento desta ajudaria a reduzir os sintomas destas doenças.


Pelo fato das Tigres D’água serem animais semiaquáticos, isto é, ficam boa parte do tempo na água, porém necessitando de um espaço seco. Ao adquirir o animal a pessoa também necessita de um tanque com água. E é justamente este tanque que ajuda a aumentar a umidade no ambiente, onde fica a pessoa com problemas respiratórios. Desta forma, ajudando a reduzir os sintomas.


O fato de a tartaruga apresentar sintomas como coriza e dificuldade de respirar, parecidos como os da pessoa doente, pode estar diretamente relacionado ao local ser inadequado, ou seja, embaixo da cama. Todo réptil, como as tartarugas Tigres D’água, necessita tomar banho de sol constantemente e um local arejado para viver, o que não ocorre embaixo neste local. Como esta necessidade não é respeitada netse caso, o animal adoece, daí a semelhança com os doentes com asma ou bronquite.

Fonte: Meu Filhote Br

Antes de decidir adquirir ou não uma Tigre D'água, devemos nos atentar para alguns detalhes:


Tamanho do recinto


Estes animais podem alcançar cerca de 30 cm de comprimento e pesar até 3kg!! Ou seja, quando adulta, necessitará de um recinto relativamente grande, para que esta tenha uma vida confortável. Ao contrário do que muitos vendedores pregam, elas não permanecem daquele tamanho, pequenininhas para sempre. Também estão equivocados aqueles que aconselham alimentar pouco para que não cresçam, não é verdade, isto apenas fará com que fiquem subnutridas, o que é de fato uma crueldade com o animal e pode levá-lo à morte.


Tome muito cuidado para que o seu pet não fuja! Apesar de serem tartarugas, estes animais são muito ágeis e, com certa facilidade, podem escapar de recintos mal planejados.

Tempo de vida


Elas vivem muito, cerca de 30 a 40 anos, segundo dados registrados na literatura, mas podem viver muito mais. Atingem a sua maturidade sexual em torno de 15 cm de comprimento da carapaça, até que chegue a este tamanho não é possível afirmar o sexo do animal. Então é importante pensar se você quer e tem condições de ter esse animal por todo esse tempo. Ter um animal de estimação demanda responsabilidade por toda a vida, enquanto ele existir!


Clima


Os quelônios (tartaruga, jabuti e cágado), em geral, reduzem seu metabolismo no inverno. Nesse caso, tenha em mente que durante esse período terá que dobrar os cuidados, principalmente nos locais com inverno marcado, como a região sul do Brasil.


Como posso adquirir um Tigre D’água de forma legalizada?


O Tigre D’água pode ser adquiridos em Pet Shops ou diretamente em criadouros porém, devemos nos atentar para alguns detalhes. Hoje, no Brasil há duas espécies bem conhecidas como pet: o Tigre D'água americano (Trachemys scripta) e o Tigre D'água brasileiro (Trachemys dorbigni). Apenas o brasileiro é permitido o comércio de forma legalizada no Brasil.


Como diferenciar as duas espécies que ocorrem no Brasil?


O Tigre D'água americano tem a orelha vermelha e bolinhas escuras no plastrão, parte inferior do casco. Já o brasileiro tem orelha amarela/laranja e apresenta manchas conectando as placas do plastrão. O animal deve ter comprovação de procedência de criadouro autorizado pelo IBAMA, com nota fiscal e microchip. Qualquer situação diferente desta é caracterizada como tráfico de animais!

Tigre D'água Brasileira - Autor: Carlos Eduardo Vargas Grou
Tigre D'água Americana - Autor: Carlos Eduardo Vargas Grou

Encontrei uma tartaruga na rua, o que fazer?


Imediatamente entre em contato com um órgão ambiental mais próximo de você, ou do seu estado para notificar o fato. No Paraná, temos o Instituto Água e Terra (IAT), em vários outros, temos os Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), criadouros conservacionistas e zoológicos.


Quais as consequências de soltar animais na natureza?


Soltar animais na natureza, mesmo que seja nativo, é uma prática um tanto perigosa. Mesmo parecendo que você está libertando o animal, se a soltura for feita sem um manejo adequado, quando não mata o animal pelo fato de não estar adaptado à vida livre, pode causar um grande desequilíbrio ecológico, desde extinguir outras espécies por contaminação, predação ou competição. Capturar e/ou soltar animais na natureza é crime ambiental! Melhor, mesmo, é entrar em contato com um órgão ambiental e pedir o resgate do animal.


Texto escrito em parceria com a Bióloga, Dra. em Ecologia e Conservação com foco na herpetofauna Sabine Borges da Rocha.


Revisado pela Professora Bióloga Carla Pinotti de Assumpção


Texto baseado nas seguintes fontes:









 
 
 

Kommentare


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Instagram

©2020 por Ciência Simplificada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page