top of page
Buscar

Vírus, Pandemias e a Preservação da Biodiversidade

  • Foto do escritor: Thiag A C Borella
    Thiag A C Borella
  • 20 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de abr. de 2020

Você sabia que a exploração da biodiversidade afeta diretamente na ocorrência de novas doenças? Neste artigo iremos abordar algumas curiosidades sobre os vírus, e como a exploração da biodiversidade pode ajudar na ocorrência de novas doenças.

Fonte: pixabay

É de conhecimento geral que os vírus são causadores de doenças. Podem, sem dúvida nenhuma, colocar a vida das pessoas em risco, ficando evidente em épocas que ocorreram as pandemias como gripe aviária, gripe espanhola, varíola, entre outros.


Mas o que são realmente os vírus? Eles de fato só nos fazem mal?


Vírus são parasitas formados por fragmentos de material genético associados a proteínas, que necessitam infectar as células de outros seres para poderem se reproduzir, obrigando estas células a fazerem cópias deles.

Trabalhos recentes têm demonstrado que existem muito mais espécies de vírus do que se imaginava, podendo chegar a bilhões de espécies diferentes. Nestes estudos tem-se demonstrado que cada espécie de organismo vivo existente tem em torno de uma espécie de vírus que ocorre especificamente, e inúmeras outras que ocorrem em vários grupos diferentes, não necessariamente causando algum prejuízo a estas espécies. De toda esta diversidade apenas uma centena causa alguma doença em animais e plantas.


Mas, se nem todo vírus causa algum malefício, teria algum benefício causado por este grupo?


A resposta é sim!!


Alguns vírus, quando entram em contato com nosso organismo, fazem com que este crie modificações que podem ser vantajosas, como por exemplo, a capacidade dos mamíferos poderem gestar seus descendentes dentro do útero, onde nossos ancestrais, ao entrar em contato com um determinado vírus, este causou o silenciamento do sistema imunológico na placenta, o que possibilitou que os descendentes pudessem ser gestados internamente, já que metade do nosso material genético vem do nosso pai e, naturalmente, seria rejeitado pelo corpo de nossa mãe.

Em nosso organismo também existem algumas espécies de vírus chamados bacteriófagos, que infectam e matam bactérias, que poderiam ser danosas ao nosso corpo, fazendo assim a função de proteção contra estas bactérias.

Outra característica interessante é o fato de 30 % da diferença de nossos genes em comparação com os dos chimpanzés serem modificações causadas por vírus, demonstrando serem um dos principais condutores da diversidade e consequentemente da evolução.


Mas o que é pandemia, quando se estabelece?


Segundo a Organização Mundial de Saúde, pandemia é quando há a disseminação de uma doença em uma grande quantidade de individuos se disseminando em diferentes continentes de forma rápida.


O que podemos concluir com todas estas informações?


Fonte: pixabay

Tendo por base estas informações, podemos ver que a diversidade e função dos vírus são muito maiores do que poderíamos imaginar e são necessários estudos constantes a respeitos destes seres tão diversos.

Diante de tudo isso, é fato que quanto maior o nosso contato com vírus que ocorrem em outras espécies, maior a chance de nos depararmos com algum que consiga se estabelecer em nosso corpo e, assim, podendo causar uma nova doença a qual não temos um sistema de proteção eficiente, como remédios e vacinas para combate-lo. Por conseguinte, podendo causar uma pandemia quando este consegue se disseminar de forma eficiente entre a população.


E como a preservação da biodiversidade pode influenciar na ocorrência de pandemias?


Fonte: pixabay

A biodiversidade funciona como um escudo. Quanto maior a população e diversidade de espécies e maior a área natural preservada, menor será a chance de um virus encontrar um ser que seja compatível e que consiga infectar e se proliferar, como consequência menor será a chance de chegar até nós e menor ainda a chance de causar alguma doença que nos coloque em risco.






Referências



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Instagram

©2020 por Ciência Simplificada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page